MEGA 2560




     O Arduino Mega 2560 é uma placa do Arduino que possui microcontrolador baseado no ATmega2560, possui 54 pinos de E/S digitais onde 15 podem ser usados ​​como saídas PWM(energia), 16 entradas analógicas, cristal oscilador de 16 MHz, uma conexão USB, uma tomada de energia, um conector ICSP (In Circuit Serial Programming) e um botão de reset. (ARDUINO.CC)
     Possuindo os itens necessários para a utilização do microcontrolador, é só conectar à entrada USB, à energia através de uma adaptador AC para DC ou em uma bateria para utilizá-lo.
     O mega é compatível com a maioria dos shields projetados para o Arduino Duemilanove ou Diecimila.
     O mega 2560 é uma atualização para substituir o Arduino mega.
     A diferença do Mega2560 com relação a placas Arduino anteriores que não utilizam o chip FTDI (USB para serial) é o fato de que o Mega2560 apresenta o ATmega16U2 (ATmega8U2 na revisão 1 e revisão 2), que é programado como um conversor de USB para serial.

Alimentação



     A alimentação do Arduino Mega se dá pela entrada USB ou por uma fonte externa, a alimentação é selecionada de forma automática.
     Uma fonte de energia com adaptador de CA (corrente alternada) para CC (corrente continua) servem de alimentação externa ou ainda uma bateria. Essa alimentação pode ser de 6V à 20V, no entanto, é recomendado utilizar voltagem entre 7V e 12V.
     As ligações através de uma bateria podem ser inseridos nos pinos GND e Vin do conector de alimentação.
     Abaixo da descrição dos pinos de alimentação:

VIN: A tensão de entrada para a placa Arduino, quando ele está usando uma fonte externa de energia. Pode ser fornecida a alimentação por este pino, ou utilizar-se de um conector de alimentação que pode ser acessado por este pino.
5V: Fonte de alimentação regulada  que é utilizada para o microcontrolador e outros componentes da placa. Essa alimentação pode vir do VIN, USB ou uma fonte que esteja regulada em 5V.
3V3: Fonte de 3,3V gerada pelo regulador que está contido na placa do Arduino.  50 mA é a corrente máxima que é suportada.
GND: Pinos terra que funcionam como um escoamento de descargas elétricas, isso funciona como uma proteção.
IOREF: Fornece a referência de tensão com que o microcontrolador opera. Uma shield configurada corretamente pode ler a tensão pino IOREF e selecionar a fonte de alimentação adequada ou habilitar tradutores de tensão nas saídas para o trabalho com a 5V ou 3.3V.

Memória


     O ATmega2560 tem 256 KB de memória flash para armazenamento de código (dos quais 8 KB é usado para o bootloader), 8 KB de SRAM e 4 KB de EEPROM (ARDUINO.CC).

 
     A tabela 01 mostra as especificações do Mega 2560 de forma resumida:


Tabela 01 – Resumo da especificação do Arduino Mega 2560 (ARDUINO.CC)

Microcontrolador
ATmega2560
Tensão de funcionamento
5V
Tensão de entrada (recomendado)
7–12V
Tensão de entrada (limites)
6–20V
E / S digital Pinos
54 (dos quais 15 oferecem saída PWM)
Pinos de entrada analógica
16
DC atual por E / S Pin
40 mA
Corrente DC 3.3V para Pin
50 mA
Memória Flash
256 KB dos quais 8 KB usados ​​pelo bootloader
SRAM
8 KB
EEPROM
4 KB
Velocidade do clock
16 MHz



Fonte: arduino.cc

Nenhum comentário :

Postar um comentário